Apneia do sono e perda auditiva - qual é a ligação?

A apneia do sono não resulta apenas em roncos, também pode ser um indicador de perda auditiva.
publicado 22/08/2024,
atualizado 27/02/2025
7 minutos de leitura
Perda auditivaSaúde auditivaAparelhos auditivos
woman-videocall-hearing-aids-4x3
Introdução
O ruído disruptivo do ronco de alguém enquanto tenta dormir pode ser uma experiência irritante. No entanto, o ronco persistente pode apontar para uma preocupação mais profunda – a apneia do sono. Esta condição crónica manifesta-se como pausas intermitentes na respiração durante o sono, ocorrendo frequentemente e durando de alguns segundos a vários minutos. Como consequência, indivíduos com apneia do sono podem experienciar uma redução no fornecimento de oxigénio ao cérebro.

O estudo

O Dr. Amit Chopra, um respeitado pneumologista no Albany Medical Centre em Nova Iorque, investigou os efeitos da apneia do sono no corpo humano, explorando especificamente a sua potencial associação com a perda auditiva. Em um estudo abrangente realizado em maio de 2014, o Dr. Chopra e sua equipa pesquisaram 13.967 participantes para examinar a possível ligação entre a apneia do sono e a deficiência auditiva.

Os Resultados

Os resultados da pesquisa revelaram uma correlação significativa entre a apneia do sono e diferentes graus de perda auditiva. Participantes diagnosticados com apneia do sono apresentaram um aumento de 31% na perda auditiva em frequências altas, um aumento de 90% na perda auditiva em frequências baixas e um aumento de 38% na perda auditiva combinada. O Dr. Chopra destacou as implicações, afirmando: "Os clientes com apneia do sono enfrentam riscos elevados de várias comorbidades, como doenças cardíacas e diabetes, e nossos resultados sugerem também um risco elevado de perda auditiva." A hipótese de 2014 do Dr. Chopra propôs uma possível obstrução do fluxo vascular para a cóclea, um componente crucial do ouvido interno responsável por converter vibrações sonoras em impulsos nervosos transmitidos ao cérebro. Esta obstrução, chamada de dano coclear, pode levar a uma perda auditiva sensorioneural. Apesar da correlação estabelecida entre apneia do sono e perda auditiva, o estudo abstém-se de concluir que a apneia do sono causa diretamente a deficiência auditiva. O Dr. Chopra enfatizou a necessidade crítica de mais pesquisas para identificar de forma abrangente os mecanismos específicos que poderiam ajudar a prevenir a perda auditiva associada à apneia do sono.

Fale com um especialista numa das nossas lojas.

Marque uma consulta

Tem perguntas ou precisa de ajuda?

Ligue grátis 800 200 434
Portugal map widex brand

Encontre um centro auditivo perto de si.