Porque é que os aparelhos auditivos novos me deixam tão cansado?

Saiba como ouvimos através dos aparelhos auditivos e por que a fadiga é natural.
publicado 22/08/2024,
atualizado 27/02/2025
6 minutos de leitura
Aparelhos auditivosSaúde auditivaPerda auditivaRecomendado
couple-portrait-embrace-hearing-improvement-16x9
Ouvir através dos aparelhos auditivos

Descubra como ouvimos através dos aparelhos auditivos e por que a fadiga é natural.

A perda auditiva é mais do que dificuldade em compreender a fala e ouvir sons. Usamos muita energia durante o dia para ouvir e comunicar. No final de um dia de trabalho, podemos sentir-nos fisicamente exaustos, cansados e com sono. Os nossos ouvidos nunca param de trabalhar e nunca param de ouvir. Estamos sempre conscientes dos sons à nossa volta. O cérebro desempenha um papel fundamental na nossa capacidade de ouvir. Existem três áreas no cérebro que estão ligadas ao sistema auditivo para ajudar a interpretar o som e produzir a fala: Área de Wernicke: responsável pela compreensão da fala Área de Broca: responsável pela produção da fala Lobo temporal: responsável pela gestão da audição Para uma pessoa com audição normal, estas três partes trabalham em conjunto de forma harmoniosa, tornando a escuta e a comunicação fáceis e sem esforço. Quando ocorre perda auditiva, essa relação perfeita é perturbada e o cérebro tem que trabalhar mais para compreender o mundo sonoro e ruidoso que o envolve. Isso, por sua vez, faz com que o ouvinte se sinta cansado e fatigado.
Ouvir sons que não ouvia há muito tempo

Como os aparelhos auditivos podem ajudar?

Os aparelhos auditivos aliviam a nossa carga auditiva, tornando mais fácil ouvir sons e fala em diferentes ambientes. Assim, o cérebro já não se esforça para preencher as lacunas e compreender a fala, e, como consequência, usa menos energia. Dito isso, é normal que um novo utilizador de aparelhos auditivos se sinta cansado após um longo dia de escuta e comunicação. Quando está a usar aparelhos auditivos, está a ouvir sons que não ouvia há muito tempo. O seu cérebro já não está familiarizado com certos sons, por exemplo, sons suaves de fundo como o zumbido do frigorífico ou o ar condicionado. O som de uma porta a bater ou até os seus próprios passos num piso de madeira podem estar a causar sobrecarga auditiva e a deixá-lo cansado no final do dia.
Dicas para se habituar aos seus aparelhos auditivos

Dicas para relaxar e minimizar o cansaço enquanto se ajusta aos seus novos aparelhos auditivos

Comece de forma gradual. Integre os aparelhos auditivos na sua vida de forma progressiva, começando com uma ou duas horas por dia. Faça uma pausa – desligue os aparelhos auditivos durante 5 a 10 minutos. Limite ou elimine os ruídos de fundo que possam dificultar a audição. Peça aos outros para reduzir o volume da música ou da televisão enquanto conversam consigo. Peça às pessoas para se virarem para si quando falarem consigo. Utilizamos pistas faciais, corporais e leitura labial para preencher as lacunas que não conseguimos ouvir. Durma uma sesta. Para além de se sentir cansado, poderá também sentir-se stressado, os seus ouvidos podem ficar com comichão e irritados (desconforto), e poderá sentir-se desapontado.
Apoio da família e amigos

Como é que a sua família e amigos podem apoiá-lo nos primeiros dias de uso de um aparelho auditivo?

Todos nós prosperamos quando temos o apoio da nossa família e amigos. Eles podem ajudar-nos utilizando as seguintes dicas: Tente não gritar, pois isso pode ser muito desconfortável para um novo utilizador de aparelhos auditivos. Tente minimizar o ruído de fundo distraente – desligue a chaleira, baixe o volume do rádio quando estiver a conversar. Fale sempre cara a cara – não tente ter uma conversa sem estar a olhar para quem está a falar. Não tente ter uma conversa com alguém a partir de outra divisão da casa.

Encontre um Centro Auditivo perto de si

Fale com um especialista numa das nossas lojas.

Marque uma consulta

Tem perguntas ou precisa de ajuda?

Ligue grátis 800 200 434
Portugal map widex brand

Encontre um centro auditivo perto de si.